Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - PPGEE (Mestrado)

1ª Patente (Data de Depósito: 02/12/2021 – Data de Concessão: 21/11/2023)

Título: TOMADA DE POLO CONTÍNUO

Inventores: IDALMIR DE SOUZA QUEIROZ JUNIOR; MARCIEL BEZERRA DE MOURA.

Resumo: O objetivo da tomada contínua é disponibilizar o maior número de conexões possíveis para aparelhos de baixa potência, principalmente equipamentos de escritório, como notebooks e smartphones, assim como outros equipamentos portáteis que necessitam de carregamento constante, como câmeras, vídeo games, tablets, etc. Podendo então reunir o maior número desses equipamentos em um único ponto, diminuindo o espaço e o custo de implantação de várias tomadas no mesmo local ou diminuindo o uso de multiplicadores e outros aparelhos que aumentem a conexão de força.

 

2ª Patente (Data de Depósito: 21/09/2021 – Data de Concessão: //2024)

Título: ESTAÇÃO METEOROLÓGICA WIRELESS COMPACTA MODULAR

Inventores: NADISON FRANCISCO DA SILVA; FRANCISCO DE ASSIS BRITO FILHO; NAYANA LETÍCIA DE MORAIS VIANA.

Resumo: O novo modelo de ESTAÇÃO METEOROLÓGICA composta por módulos no formato de cases/caixas que se encaixam e opera via WIRELESS. A Estação pertence ao campo dos instrumentos de medição das condições meteorológicas (G01W 1/02 e G01W 1/14), com confecção em materiais de impressão 3D (B29C 64/00) e/ou extrusora (B29C 48/00), apresentando um design de fácil montagem, leve e, com baixo custo envolvido. O instrumento utiliza sensores que realizam a coleta e transmissão de dados climáticos e do solo de forma automática e sem fio para uma plataforma online, utilizando um sistema de rádio (H04H 60/71), possibilitando o acompanhamento em tempo real dos dados coletados. O dispositivo ainda pode ser integrado a uma rede de sensores, para um maior monitoramento de variáveis climáticas. Adicionalmente, a invenção pode utilizar software para inferir melhor as necessidades de uma plantação e/ou contribuir para a prevenção de desastres naturais, como incêndios, alagamentos e desmoronamento em áreas de risco. A capacidade modular/compacta da estação permite uma melhor adequação as necessidades do usuário final, permitindo a inserção e/ou retirada de módulos dependendo da aplicação, e, possibilita a sua instalação junto ao solo ou em parede.

 

3ª Patente (Data de Depósito: 27/04/2022 – Data de Concessão: //2024)

Título: ANTENA RESSONADORA DIELÉTRICA CONSTITUÍDA DE SILENITA DE COBALTO PURA (Bi13Co11)Co2O40

Inventores: ISAAC BARROS TAVARES DA SILVA; JEFFERSON ANDREY LOPES MATIAS; SAMANTA MESQUITA DE HOLANDA; DJALMA RIBEIRO DA SILVA; SAULO GREGORY CARNEIRO FONSECA.

Resumo: A referida ANTENA RESSONADORA DIELÉTRICA CONSTITUÍDA DE SILENITA DE COBALTO PURA possui formato cilíndrico, disposto sobre um material condutor e alimentado por conector SMA em sua lateral. Tem como característica a aplicação no setor de telecomunicações, conforme IPC H01Q 9/00, H01Q 9/04, H01Q 15/08 e H01Q 15/24, com emissão/recepção de ondas eletromagnéticas na banda C (4,0 GHz a 8,0 GHz), utilizada para comunicação via satélite, vigilância e sistemas de monitoramento climático por radar. O dispositivo se propõe a reduzir perdas por condução existentes nos ressoadores tradicionais, que irradiam através materiais condutores, gerando perdas por aquecimento. Devido à alta tangente de perdas da silenita de cobalto, há um aumento na eficiência de radiação do dispositivo, bem como largura de banda em relação a outros ressonadores dielétricos. Esta redução de perdas (por condução) e maior tangente de perdas auxilia no aumento de sua eficiência, reduzindo aquecimento, um dos principais problemas em dispositivos operando em altas frequências. As características magnéticas-dielétricas do ressonador também contribuem para sua miniaturização, sendo possível a confecção de um dispositivo de apenas 7 mm de altura e 15 mm de diâmetro, acoplável em qualquer superfície condutora, característica que se faz importante para aproveitamento de qualquer superfície condutora como aterramento.

15 de setembro de 2024. Visualizações: 47. Última modificação: 22/09/2024 22:30:36